Copyright © Crônicas, Contos e Desabafos
Design by Dzignine
15 julho 2012

Ser homem.



Hoje é dia do homem no Brasil, e se você, assim como eu, é um homem pensante deveria ser questionar a respeito do que é 'ser homem' pra você. Talvez ainda precisemos de colo, como quando éramos crianças, e não é por isso que nos tornamos menos homem. Também não é porque choramos em um filme ou quando, simplesmente não sabemos resolver uma situação mais complicada do que o normal que não sejamos homens. Ser homem é mais do que isso. É encarar suas responsabilidades, suas escolhas, e enfrentar o mundo se preciso for preciso pra mostrar do que você é capaz. Ser homem é saber ser pai sem ter manual de instruções, saber ser filho na hora de agradecer. Ser homem é ficar balançado diante de alguma situação de escolha por medo das consequências. E amar inconsequentemente também faz parte de ser homem, porque somos sim, seres racionais, mas nem por isso estamos livres de nos apaixonar, pois antes de tudo somos seres humanos. 
E existem vantagens em ser homem. Não menstruamos, não sofremos com a dor do parto. Enfim, temos de achar algo de bom no fato de sermos homens (brincadeira). E nos tempos modernos, os homens têm uma liberdade tão grande que chegamos a questionar: Até onde isso vai? Eles se maquiam, se depilam, cuidam da casa enquanto as esposas vão à luta. #InversãoDePapéis.
Bom, ser homem é complicado, talvez até mais do que ser mulher. Tem vezes que temos de nos mostrar pro mundo como rochas, imbatíveis, não suscetíveis à qualquer movimento brusco do tempo (ou dos problemas). Mas no fundo, dentro de nós mesmos, desabamos sem sentir se quer o chão e sem saber até onde conseguiremos chegar sem o auxílio de alguém. Talvez façamos isso por orgulho apenas, só pra dizer que somos homens e estamos prontos para qualquer imprevisto da vida. Mas no fundo não estamos. Não sabemos lidar com as perdas (sejam elas de pessoas vivas ou mortas), não sabemos lidar com frustrações, não sabemos lidar com fracassos. Às vezes era melhor se tivéssemos coragem suficiente para falar: Eu errei! e pedir colo, pedir conselho. Ser homem é isso, é aquilo. Ser homem não é apenas beber cerveja em qualquer boteco, assistir a jogos de futebol e urinar de pé. Então, se você é homem, sinta-se feliz hoje; se é mulher saiba que você é fundamental na vida de qualquer homem, seja pai, irmão, filho, tio, marido, namorado, avô... 

0 comentários:

Postar um comentário