Copyright © Crônicas, Contos e Desabafos
Design by Dzignine
07 julho 2012

¿Imparcialidade?


Há tempos me questiono sobre essa palavra que, eu juro, não consigo achar uma definição apropriada. Bom, definir até definimos, mas crer que isso realmente existe é algo meio questionável. Vemos todos os dias noticiários e gente palpitando sobre tudo e todos, seja na TV, rádio ou internet. Mas o que faz crermos que a opinião deles é a mais adequada? Você acredita que exista alguém imparcial nessa vida? Porque eu duvido muito. 
Uma coisa muito interessante que se arrasta pelos tempo é a insistência da população em dizer que a Rede Globo manipula os brasileiros... Como podem aceitar e ainda difundir tal ideia?! Isso só faz demonstrar que os brasileiros são seres ignorantes incapazes de criar uma opinião própria a respeito de algo e vivem a mercê de uma emissora de TV. Daí vem a tal da Record, bater de frente e mostrar que não quer manipular a população, porém não perde uma oportunidade de esfaquear a emissora carioca alegando vários erros que a mesma vem a cometer logo depois. Será um karma todas os canais terem de viver à sombra da Globo?! Bom isso já não vem ao caso, apenas citei esse fato pra exemplificar algo que eu, sinceramente, não consigo entender. Manipulação, imparcialidade, etc. Coisas que a mídia faz questão de sempre enfatizar. Mas porque não invertermos o olhar, e vermos por trás do que é a mídia. Quem escreve, quem fala, quem pensa por trás de um computador? Não sabemos e talvez nunca saberemos. Mas porque achamos que podemos acreditar naquela pessoa X? Daí você vai vir com aquele papo de que ela estudou pra isso e blá, blá, blá... Tá, eu sei, mas eu nunca vi em nenhuma grade de curso de comunicação uma disciplina que ensine a ser imparcial.
A tal da imparcialidade está intrínseca no ser humano. Nunca vamos deixar de colocar nossos gostos e vontade ao darmos a opinião sobre determinado assunto. Nunca vamos deixar de ter favoritismo por algo ou alguém. E numa discussão, raras vezes vamos estar totalmente certos, porque até o que é certo e o que é errado é relativo. Às vezes acho que o interessante da vida é isso: debater, discutir e chegar (ou não) em alguma conclusão. Por isso todos deveríamos colocar uma camiseta com enormes dizeres:  SOU IMPARCIAL SIM E DAÍ?! (O 'sim e daí' é clichê, mas eu gosto); e deixar de lado essa picuinha com os maiores jornais ou emissoras do país. Vamos ser (ou ao menos tentar) mais inteligentes e não sair por aí falando que somos MANIPULÁVEIS e que qualquer pseudo-jornalista (já que o mundo tá cheio de pseudos) vai mudar nosso pensamento.  

0 comentários:

Postar um comentário