Copyright © Crônicas, Contos e Desabafos
Design by Dzignine
10 janeiro 2011

Juventude Transviada

Slow down, right now -- sábias são essas palavras para que a juventude brasileira possa se fazer válida. Pois bem, resolvi mostrar os reflexos desse grupo que cresce a cada dia, mas talvez não amadureça tanto quanto desejávamos. Sou jovem, faço dessas palavras não só minhas, mas de todos eles. Para todos eles. 
Talvez seja cansativo o tanto que se espera da juventude em um país. Sim, de universitários, que sejam o futuro de toda uma nação, que possa mudar a vida, não de alguma pessoa, mas de toda uma população. Mas tanta bagagem talvez acarretem apenas uma vida frenética, e um tanto quanto efervescida. Sim, eles não são os "corretinhos" que todos esperam, pelo contrário. A "classe" universitária se encontra deficitária. Eles bebem descontroladamente, se drogam exageradamente. Pois bem, passou aquela fase de escolhas, de "experimentação" de tudo e todos. Isso ficou com a adolescência. Agora aos 20 e poucos anos, todos querem ter certeza do que realmente desejam. Se querem ser futuros milionários, porém profissionais frustrados, ou se querem morar em alguma aldeia indígena e ser mais útil para a sociedade. Cada qual a seu modo, eles erram. Sim, nem os donos das melhores notas são incapazes de cometer o pecado de ser um universitário. Intrínseco a esse título, está toda uma estrutura que consome mais do que devia da fortuna do governo para um grupo de indivíduos que se preocupa pouco com o que ouviu dentro de uma sala de aula. Mas que mesmo ouvindo pouco, consegue persuadir, pois ainda estamos em um país que o nível de escolaridade pareia com o socioeconômico. Mas o que fazer com essa juventude que não busca nada além de sua liberdade, seja ela física, seja apenas abstrata? 
Podemos dizer ainda que essa mesma juventude que não tem medo de nada, e talvez de ninguém, já conseguiu a seu modo mudar toda uma sociedade, sejam os cara-pintadas ou os militantes da Ditadura no agitado 68. E a juventude contemporânea? O que esperar dela? Acho que ainda é cedo para opinarmos, mas talvez quando menos esperarmos, esses jovens vão se levantar de suas tumbas regadas a tequila e luz neon e vão mudar algo e entrar pra história. Porque não esperar?!

0 comentários:

Postar um comentário