Copyright © Crônicas, Contos e Desabafos
Design by Dzignine
12 julho 2010

And the stains coming from my blood tell me go back home

A televisão se apropria da mesma função da janela. Nos leva para o mundo que ao mesmo tempo que é concreto, se torna difícil de se tornar palpável. E essa janela nos leva para um mundo de horror, de violência incalculável e para um mundo ainda duro de ser analisado se comparado com o mudno que até o momento conhecíamos, ou acreditávamos conhecer. O que vem à tona no momento é sobre o goleiro Bruno. Enfim, vários meios só sabem divulgar esse tipo de notícias, que eu, particularmente, não sei qual a função de tal atrocidade - tanto a do goleiro, quanto a da imprensa.
Bom, criticar o jornalismo no país pode ser algo errôneo, ou mesmo problemático - ainda mais no que se refere a um estudante de Letras, meu caso -, até porque tal carreira passou por diversas crises com a "queda" do diploma, mas tal fator não vem ao caso. Não é por isso que as pessoas que se propõe a fazer Jornalismo devam se virar contra o lado humano do ser, criando uma imagem que está mais adepta a atitudes animalescas. Talvez a ausência do investimento em culturalização do Brasil propicie tal fator. Pense numa sociedade que vangloria a violência, mesmo sem ela saber. Casos como da menina Nardoni, entre outros, mobilizam a população diante da TV. E mais uma vez me pergunto: Porque? Como isso vende, e vivemos numa sociedade onde o que realmente tem valor é o que vale dinheiro, nos deparamos com jornalistas mesquinhos nos maiores meios de comunicação. E no fundo esses pseudo-profissionais só querem saber do seu saldo no final do mês na conta bancária, vulgo salário. Outro questionamento: Quem se presta ao papel de ficar quatro anos em uma universidade estudando para se tonrar uma pessoa sem nenhum profissionalismo, desmerecendo ainda o título de jornalista.
Você pode achar que eu não gosto desses profissionais, mas pelo contrário, admiro essa profissão. Tenho amigos que fazem jornalismo. Mas acredito que assim como qualquer outra carreira, o indivíduo deve se valorizar mais com tal função que ocupa, e quem sabe assim, melhorar a construção da opinião pública para uma sociedade que se estrutura por meios de comunicação com qualidade duvidosa.

Título: Trecho de Seven Nation Army - The White Stripes

1 comentários: