Copyright © Crônicas, Contos e Desabafos
Design by Dzignine
12 março 2011

Uma Tradicional Família Mineira

Hoje me analiso em meio a toda multidão dos mais de 800 municípios desse estado brasileiro: Minas Gerais.
Todos sabem do conservadorismo - exacerbado - que paira no céu das Gerais. Pois bem, olhando melhor para dentro dos amigos, familiares e afins mineiros, percebi que isso só vem da boca pra fora. Não, leitor, não estou te chamando de hipócrita, já que você se encaixa nessa enorme parcela mineira que me rodeia. Eu apenas estou dizendo que essa sociedade, de que vos falo, ainda preserva costumes da sociedade aurífera do século XVIII. Mas os tempos são outros. Acredito que tá na hora de soltar as amarras do tempo e evoluir. Mas no fundo parece que esse estado apenas quer preservar essa cultura do conservadorismo porque lhe apetece mostrar ao Brasil como uma classe que ainda contém seus valores. Assim como seus bens históricos. Afinal, pegaria mal tanta modernidade em meio às igrejas barrocas das cidades do interior. Falando em cidade do interior, acho que esse tradicionalismo se dá pelo tanto de cidadezinhas que existem em Minas Gerais. E suas famílias "de nome".  
No fundo, tem horas que me sinto cansado de fazer parte dessa "tradicional família mineira". Vamos romper com nossos preconceitos. Essa sociedade precisa entender que o divórcio está aí para os cônjuges que não se dão mais tão bem - melhor solução do que manter uma matriz e uma filial -, e amanhã sua filha que você tanto preservou pode vir a se casar com um Silva sem nenhuma grande  ocupação (nada contra os Silva, apenas o utilizei pela sua popularização) e seu filho pode não ser o garanhão e sim, preferir se relacionar com pessoas do mesmo sexo. Pois bem... talvez você tenha que conviver com enteados e madrasta... Mas mesmo assim, seus valores reais não se perderam por isso. Não é por uma tatuagem, dreads ou alargadores que as pessoas deixem de ser repeitadas, ou se tornam menores. O que importa é quem elas realmente são. De que adianta vivermos cheio de pudores se no fundo, quando ninguém mais vê, nos entregamos aos desejos mais sórdidos?! 

Então mineiros do meu coração, acho que os dizeres da bandeira precisam ser mais utilizados, talvez seja essa a liberdade que tanto os Inconfidentes lutaram a favor. 

Liberdade, mesmo que tardia!

0 comentários:

Postar um comentário