Copyright © Crônicas, Contos e Desabafos
Design by Dzignine
14 outubro 2010

Aos 22

Sim, aos desavisados de plantão, ontem fiz 22 anos. Acordei e nada mais podia fazer para frear o tempo entrando pela minha janela. Ele estava lá... Então, pensei, o que foi feito de mim nesse curto período da vida, porém longo período de tempo. Não cheguei a nenhuma conclusão. Só percebi que por mais que eu pareça velho para as coisas típicas da adolescência, eu ainda sou novo para uma carreira promissora, tanto que ainda sou um mero universitário. Mas eu acho que a vida é bem assim mesmo, tudo muito relativo. Nunca sabemos se estamos velhos ou novos demais, depende apenas do referencial. Seja em relação a outra pessoa, ou ao próprio tempo. Diante de um senhor de 90 anos, eu sou muito jovem, já perto de um menino de 7, sou praticamente um adulto com todas suas responsabilidades de morar sozinho e resolver os próprios problemas. Para assistir Malhação, pareço um velho crítico em relação a cada detalhe, já para um complexo filme cult europeu, o que eu conheço é nada perto do que aquele filme tenta realmente transmitir. Ou seja, nunca estamos satisfeitos e nunca nos tornamos cabíveis no mundo em que vivemos. Parece que tudo não se adequa a nós. Isso por exemplo é típico de um adolescente rebelde que não se encaixa na realidade que vive. No fim, somos estereótipos ambulantes. Por mais que existam excessões, acho que no fundo somos todos iguais, todos temos algo próprio para cada idade, para cada momento da nossa vida. Para tudo existe um limite, nunca uma pessoa de 80 vai poder se comportar totalmente como uma de 16, porque pelo menos as roupas que ela usar vai ser motivo de preconceito. Assim, como o inverso. Se uma pessoa mais nova gosta de Chico Buarque, todos a olham com aquela cara de quantos anos "mesmo" você tem?!
Pois bem, acho que aos 22 eu posso olhar para trás e ver que venci muitos dos meu preconceitos. Além de vencê-los, me encontrei no mundo, mesmo que ao meu modo, hoje eu sei realmente o que eu gosto e o que eu quero para mim. Claro, sempre suscetível a mudanças, mas com algum caminho claro à minha frente. Pelo menos a metade dessa estrada agora eu posso ver.

0 comentários:

Postar um comentário